terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ACM fez "escola" no Piauí também!



Sobre homenagens póstumas a vivaldinos, lembrei agora de um ilustre desconhecido (dos piauienses), mas que fez os cálculos de uma das maiores estruturas de concretos do mundo (na época) e que continua sendo o maior de todos os "templos" de futebol do planeta! O teresinense e engenheiro Antônio Alves de Noronha fez esse trabalho para a construção do Maracanã, numa época que nem a engenhoca de nome “cérebro eletrônico”, tinha saído da cabeça do homem. 
 Ponte Rio-Niterói
Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antonio Alves de Noronha Filho (o varão do Noronha pai) e Benjamin Ernani Diaz; o engenheiro responsável pela parte de aço foi o americano James Graham.
Pois esse “Einstein da engenharia” - que fez esses infindáveis cálculos na ponta do lápis/papel -, até hoje só mereceu de sua terra natal, ter seu nome emplacado em uma avenida de pista única na Zona Norte de Teresina, e que liga o conjunto residencial Mocambinho ao bairro Água Mineral, próximo à "rótula" (ai!) conhecida há décadas como "Coca-Cola".

Estádio jornalista Mário Filho (Maracanã) em obras para a Copa de 1950 - já está novamente, inclusive, reforçando a surpreendente marquise, naturalmente castigada pela ação do tempo.

A saga do clã desse Noronha em projetar obras faraônicas (no bom e gigantesco sentido), continua até hoje com seu casal de filhos engenheiros, em um concorrido escritório de cálculos estruturais no Rio de Janeiro.
Quanto ao Zé de Almeida Neto - que não é o nosso campomaiorense irmão do professor Raimundinho Andrade e falecido a vários anos - já emplacou seu nome em pelo menos, meia dúzia de conjuntos habitacionais e avenidas desses mesmos aglomerados de casinhas visivelmente improvisadas para moradias de "sorteados" pela COHAB, de Norte a Sul do Piauí. Pelo estilo, deve ser um engenheiro também.
Zan, quero crer que esta atitude deve ser pra não se mexer nos nobiliárquicos nomes de personagens, como por exemplo, Freitas Neto, que tem seu nome pintado ou esculpido em vários colégios e em outros tantos “ginásios”(?) de esportes em todo o Estado do Piauí! E ainda por riba, o cabra continua vivo!
Quer mais? E olha que interessante: no maior dos conjuntos “Almeida Neto” do Piauí, em  Teresina (MOCAMBINHO), sua avenida principal chama-se... Freitas Neto! E adivinha como é o nome de um dos principais colégios da região, parede e meia dessa mesma avenida?!!! Menino, não me diiiga!!!
Mas, quem foi José de Almeida Neto? E por que outro nativo que fez umas continhas “veia” mixuruca que só serviu para sustentar o gigantesco Maracanã, até hoje, continua com a bola tão murcha no Estado onde nasceu? Com a palavra, Helvídio Nunes, Petrônio Portela, Alberto Silva, Freitas Neto (de novo?), Hugo Napoleão, Lucidio, Mão Santa, Castelos Brancos... 
João de Deus Netto é Designer Gráfico, caricaturista e blogueiro do Jenipaponews, Bitorocara, Picinez e CinemasCope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário